rescue2

Você sabe o que é preciso para ser um mergulhador de resgate?

O que é um mergulhador de resgate? Em todo o mundo, os mergulhadores muitas vezes têm uma idéia errada sobre as habilidades, capacidades e responsabilidades de uma pessoa que tem o título de “Rescue Diver”.

O objetivo principal por trás da certificação de resgate (independente da certificadora) é ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para realizar auto-resgate, primeiros socorros básicos e assistências de amigos.

Essencialmente, quando surge um problema durante um mergulho, um mergulhador de resgate foi melhor treinado para lidar com o estresse e de reconhecer um problema em potencial. Ele ou ela é, então, preparado para agir da melhor forma e mitigar os problemas certificando-se de que seu par de mergulho (dupla) poderá voltar à salvo para casa.

O mergulhador de resgate, é um termo que frequentemente provoca pensamentos equivocados sobre as ações e atividades que são executadas por equipes de mergulho de segurança pública. Condições angustiantes, mau tempo, horários estranhos e situações únicas vêm à mente. A realidade é que as turmas de treinamento Rescue Diver são projetadas para ser um núcleo disponível para qualquer mergulhador que deseja aprender mais e sentir-se mais seguro.

Durante uma aula de resgate típico, um mergulhador vai primeiro aprender sobre a prevenção e causas de acidentes de mergulho. Essencialmente, temas como stress, preparo físico, equipamentos de mergulho e pânico serão discutidos em relação a atitude de uma ou mais pessoas. Esta informação vai mostrar a um mergulhador, como pequenos fatores que podem causar desconforto podem criar medo e preocupação à pessoa afetada. O medo pode levar ao pânico e consequentemente à possíveis danos (incidentes). Por esta razão, um mergulhador deve estar atento para eliminar ou mitigar possíveis fatores que podem causar desconforto a um mergulhador ou amigo no mergulho.

Em segundo lugar, serão discutidos vários tipos de mergulho de “resgate”. Estes tópicos incluem assistências, salvamento, de superfície e subaquático, abordagens do mergulhador ou afogado e transporte em água, técnicas de retirada da vítima, primeiros socorros, CPR e outros. O objetivo é trabalhar com um aluno para ajudá-lo a entender melhor como lidar com um problema, uma vez que tenha sido conhecido. Cada uma dessas ações está relacionado à cenários potenciais e, em seguida, praticado na água.

Se um mergulhador tem a oportunidade de praticar e falhar, ele ou ela vai crescer na atividade de forma mais confiante e estar melhor preparado para prestar assistência em uma situação de emergência no mundo real.

Finalmente, durante um curso de salvamento, mergulhadores aprendem itens básicos sobre medicina hiperbárica, o que pode ser usado para ajudar em lesões relacionadas com o mergulho e como gerenciar uma situação de acidente. Este tipo de conhecimento ajuda um mergulhador a estar preparado mentalmente durante uma situação de problema.

Este conhecimento, ajudará o mergulhador a coletar informações para um profissional médico, que executará da melhor forma o atendimento, além de prestar assistência inicial básica. A ajuda significativa que um mergulhador de resgate treinado pode dar está diretamente relacionada às melhores chances de ajudar outro mergulhador, até que os profissionais médicos possam assumir o cuidado da vítima. Da mesma forma, a compreensão da responsabilidade e considerações jurídicas vai ajudar um mergulhador a entender melhor que eles podem ajudar os outros, mas também como proteger seu dupla e quando necessário, devidamente, apresentar relatórios dos incidentes.

Durante uma turma de Resgate, mergulhadores aprenderão a entender melhor como lidar com cãibras, cansaço, dificuldades respiratórias, e até mesmo como realizar a busca de um mergulhador perdido. O treinamento foi concebido de modo que qualquer mergulhador, não apenas socorristas profissionais treinados, possam prestar assistência quando surgirem problemas.

Mergulhadores deverão experimentar o stress em um ambiente onde as coisas nem sempre saem exatamente como planejado. Simulando e repetindo inúmeras vezes as atividades que automaticamente serão executadas quando necessário.

Essas simulações de problemas durante o treinamento irão mostrar ao mergulhador de resgate como se adaptar quando necessário para atuar melhor na ajuda durante uma situação do mundo real.

Cada mergulhador que ama o esporte e quer aprender mais sobre mergulho seguro e como ser mais bem preparado para problemas não planejados, devem se esforçar para aprender a ser um mergulhador de resgate.

A maioria das pessoas que gostam de mergulho tem o que é preciso para se tornar um mergulhador de resgate. A melhor maneira de conhecer mais sobre este assunto é procurar a FLUID, perguntar sobre o curso e falar com um instrutor. A partir daí, nova diversão o(a) espera e é o tipo de diversão que pode fazer do mergulho um esporte ainda mais seguro!

Comments