mascara de mergulho 5

Máscara de Mergulho, dicas para escolher a sua

Neste texto, nosso colaborador e amigo Alexandre “TAZ” dos Santos, autor do BLOG Mania de Mergulho, descreve de forma bem completa como escolher bem sua máscara de mergulho.

A máscara de mergulho é um dos principais itens de seu equipamento. Uma peça que é extremamente importante para o mergulhador é a sua máscara, ela para muitos é a principal peça do seu equipamento de mergulho, este equipamento nos permite visualizar o mundo submerso que visitamos durante o mergulho.

Apesar da importância muitas pessoas escolhem sua máscara de mergulho simplesmente pelo preço, sem levar em conta outros aspectos essênciais dessa peça do seu equipamento.

Como funciona a máscara de mergulho e efeitos da pressão durante o mergulho?

Os nossos olhos são adaptados para enxergar na superfície. Este equipamento nos auxilia à visualizar melhor as imagens do mundo subaquático.

Sem ela, veremos as imagens completamente borradas, na verdade isso ocorre por causa da diferença de velocidade da Luz na água e no Ar, refração. A função da máscara de mergulho é gerar um espaço de ar entre os seus olhos e o ambiente aquático. Assim a luz atravessa da água, pelo vidro de sua máscara, para o ar dentro da sua máscara o que permite que você tenha a imagem do seu ambiente de mergulho de maneira clara chegando aos seus olhos.

Por causa da refração, os objetos quando mergulhamos aparentam ser maiores e estarem mais próximos, o que exige que adaptemos nossos movimentos, coordenação olho-mão, durante o mergulho. Outra característica é que conforme aumentamos a profundidade a máscara poderá se comprimir contra o rosto, o que pode ser resolvido compensando o espaço aéreo da sua máscara de mergulho ao expirar pelo nariz. A falta desse cuidado causa o tão famoso barotrauma de máscara que é no mínimo desconfortável após a súbida ao barco.

Antes de qualquer dica para comprar sua máscara eu vou ser bem direto, faça o teste de vedação, a sua máscara pode ser perfeita em todos os sentidos, se ela não vedar o seu rosto, principalmente nos seus primeiros mergulhos, você sempre a terá alagada e passará por alguns desconfortos.

Por isso, faça o teste de vedação com todos os modelos da loja aonde for comprar a máscara, sim isso pode deixar o vendedor chateado. Depois dos testes, use os critérios abaixo somente nas que vedarem.

Como fazer o teste de vedação na máscara de mergulho?

Segure a máscara e coloque-a no seu rosto, sem a tira, inspire de forma leve pelo nariz, sem expirar veja se a máscara fica presa ao seu rosto. Caso a máscara mantenha-se presa ao seu rosto ela tem a vedação para o seu rosto e é uma candidata a ser comprada.

Esse item é importantíssimo para a escolha da sua máscara de mergulho, pois como cada um de nós tem o desenho de rosto diferente nem todos os modelos podem se adaptar, assim, antes de escolher pelos outros itens você terá a certeza que pelo menos sua máscara se manterá vedada durante o mergulho.

O Material da sua máscara de Mergulho

A maioria das máscaras de mergulho são feitas atualmente de silicone, mas existem modelos mais antigos de borracha, eu tenho uma e adoro. Algumas empresas como a Mares trabalham com polímeros especiais como a Liquid Skin. Algumas pessoas alegam que esses polímeros e o silicone reduzem os casos de irritação e são melhores de modo geral, como eu não sou conhecedor de polímeros eu não digo nem que sim nem que não, mas convido a todos para comentar.

Ainda o material: Máscara transparente ou escura?

Máscara transparente

A máscara de mergulho transparente, recomendada para quem aparece em fotos durante o mergulho

As máscaras transparentes, permitem a passagem de luz pelo seu material, o que permite que o seu rosto seja melhor visualizado, excelente para quem aparece em fotos durante o mergulho, sem contar que como o material de vedação é transparente é possível aproveitar a sua visão periférica.

Máscara escura

A Máscara de mergulho escura ajuda a manter o foco

A máscara escura apesar de diminuir a iluminação do seu rosto, não beneficiando a foto, ela ajuda, na minha opinião, a manter o foco nos objetos que estamos observando. Reduz a luz e o campo de visão para visualização de objetos ao redor.

Lentes únicas versus lentes duplas, material e formato para sua máscara

Máscara de vidro temperado

A maioria das lentes de máscaras são feitas de vidro temperado.

Quando falamos de lentes únicas versus lentes duplas, na escolha de sua máscara de mergulho devemos lembrar que a máscara de lente única permite a melhor visualização do rosto para a foto sub, e, segundo alguns fabricantes, aumentam o espaço de visão, o que é discutível, pois algumas máscaras de lentes duplas tem uma disposição de ângulo que faz com que a nossa visão desconsidere a separação entre as mesmas. Para o mergulhador que utiliza lentes corretivas, óculos, é recomendado o uso da lente dupla, para que possa se substituir cada uma das lentes pela sua respectiva corretiva, com o grau correto.

Outra questão que eu acho importante levar em consideração é o material do vidro, que seja feito de vidro temperado, que impede que em caso de quebra o vidro estilhace e machuque seus olhos.

As máscaras com design retrô, redondas de lente única

As máscaras com o design mais retrô, redondas com um lente única, quando transparente, são muito utilizadas em publicações e anúncios de empresas de mergulho, e elas realmente ajudam a ficar bem na foto! Se você quiser comprar uma máscara dessas você deve se lembrar que ela deve ter os espaços para a colocação dos dedos, para que se permita o pinçamento do nariz (manobra de Valsalva), visando a compensação dos espaços aéreos dos seios faciais e ouvidos.

É a hora de ser chato, muita gente usa as máscaras panorâmicas, porém por aumentar a lente, e consequentemente o espaço aéreo, quando esse tipo de máscara alaga, o esforço, e a quantidade de ar, para desalagá-las é maior. Assim se você é uma pessoa que não gosta de desalagar a máscara, prefira modelos mais compactos com menor volume interno.

Lentes espelhadas e lentes coloridas

Algumas vezes vejo pessoas mergulhando com máscaras de lentes espelhadas, esses mergulhadores argumentam que os peixes ficam curiosos com o reflexo deles mesmos nas lentes, assim se aproximam mais, como nunca usei, prefiro não opinar. Outra questão sobre as lentes são as lentes coloridas, que são feitas para corrigir a cor debaixo d’água, tentando imitar as cores que enxergamos na superfície, também nunca experimentei e não sei se funciona.

Máscara de mergulho com computador integrado e com transmissor

Hoje existem máscaras que têm o computador de mergulho integrado, eu pessoalmente acho uma boa, você tem a informação sempre ali, muito mais prático. Mas nada assim que faça uma grande diferença. Uma coisa que me incomoda é, que se caso estoure uma tira de máscara, ou a vedação da máscara estiver meio ruim, pronto você estará sem computador.

Dicas para o uso de sua máscara de mergulho

Evitando o embaçamento

1. Lave as lentes com sabão neutro, ou xampú infantil e água em abundância;
2. Não passe protetor no rosto, na hora de mergulhar, use o protetor, mas na hora de vestir sua máscara de mergulho lave bem o rosto para retirar o excesso e impedir que a oleosidade do protetor faça a sua máscara embaçar;
3. Você pode usar saliva, mas somente se você não acabou de comer ou beber sucos ou refrigerantes, ou um ante embaçante

Cuidados para evitar o alagamento

1. Faça o teste de vedação da sua máscara antes de comprá-la;
2. Antes de colocar a máscara retire os cabelos do seu rosto;
3. Ajuste a máscara no seu rosto evitando o dobramento do silicone.

Outros cuidados

1. Sempre carregue sua máscara na caixa para evitar que ela tenha alteração de formato;
2. Mantenha-a em local seco e arejado;
3. Se você tem cabelo cumprido, use uma bandana ou capuz para evitar os cabelos no rosto;
4. Use um Strap, para evitar que o cabelo grude na tira da máscara;
5. Tenha sempre uma tira extra de máscara com você;
6. Carregue uma máscara reserva.

Autor: Alexandre “TAZ” dos Santos é criador do blog mania de mergulho (www.maniademergulho.com.br);

Comments